Dignidade: doação contempla dezenas de custodiadas de unidade prisional da Região Metropolitana de Belém

Enviado por rivanildo.lima em Sáb, 07/06/2025 - 07:30

 

Para garantir acesso a direitos básicos, parceria entre Seap e Faculdade Estácio resultou na distribuição de mais de 2.550 absorventes

 

0
Foto: Divulgação

 

Nesta primeira semana de junho, estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio do Pará efetuaram a doação na Unidade de Custódia e Reinserção Feminina de Ananindeua (UCRF), na Região Metropolitana de Belém (RMB).

 

Vale ressaltar que essa atenção especial que deve envolver e abranger todas as fases e um conjunto de ações aliadas à prevenção, tratamento e restauração da saúde feminina. Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária garante acesso a serviços de qualidade e promoções, dentre elas, a ação realizada na UCRF - Ananindeua, o que se configura como movimento essencial.

 

0
Foto: Divulgação

 

Ao todo, 20 mulheres privadas de liberdade (regime semiaberto) foram contempladas. Na ocasião, houve uma palestra que abordou saúde feminina, com ênfase na escuta ativa e no atendimento respeitoso. Os absorventes higiênicos foram arrecadados por meio do “Trote Solidário” promovido pela instituição de ensino superior, cujo objetivo é atender as necessidades básicas das internas.

 

Toda a ação obedeceu aos protocolos estabelecidos pelo Manual de Procedimentos Operacionais (MPO) da Seap, assegurando a integridade das participantes durante a execução. A iniciativa é mais uma demonstração de compromisso da Seap com a promoção de dignidade e atenção integral às mulheres em situação de privação de liberdade, conferindo cidadania e acesso a direitos básicos para todas. 

 

 

Texto: Fernanda Ferreira / Estagiária NCS Seap Pará