RGs e CPFs são emitidos durante ação no PEM I

Enviado por jaime.diniz em Qui, 31/10/2019 - 10:12
.
Foto: Divulgação Susipe.

 

Um mutirão de cidadania foi realizado no Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I), em Marituba, nesta quarta e quinta-feira (30 e 31). Por meio da Diretoria de Assistência Biopsicossocial (DAB) da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) a ação visou a emissão da segunda via de RG e CPF dos internos da unidade. 

 

Em parceria com a Delegacia Geral, que forneceu as cédulas e os dados pertinentes para a emissão das identidades; e a Receita Federal que garantiu a emissão de CPFs, 180 documentos foram emitidos, sendo 69 RGs e 111 CPFs. Servidores da Coordenadoria de Assistência Social (CAS), a equipe administrativa e de assistência social da própria unidade e os agentes prisionais também deram apoio à ação com triagem e levantamento de dados.

 

Para o diretor do PEM I, Júnior Coelho, o fato de perder a liberdade não anula a questão cidadã, que é direito de todo indivíduo. “O encarceramento do indivíduo que teve o direito de ir e vir não retira dele os demais direitos, inclusive o de ter a documentação civil. A legitimação da reinserção social inicia-se pela garantia da documentação civil. O processo de reinserção, seja na inclusão ao processo de educação ou de trabalho, tem como fator determinante a apresentação dos documentos de RG e CPF”, afirmou.

 

A diretora de Assistência Biopsicossocial da Susipe, Ana Paula Frias, destaca a importância da ação. “O mutirão realizado nesses dois dias na unidade é importante pois reforça as ações de humanização e tratamento digno dentro do cárcere”, disse a diretora.

 

A direção da unidade continuará realizando a triagem e a captura da documentação necessária para posteriormente ampliar as parcerias com os órgãos emissores e continuarem com os mutirões de documentação para os internos que precisam.

 

 

Por: Fernanda Cavalcante, sob orientação de Vanessa Van Rooijen.