CRPPA lança projeto Semeando o Amanhã

Enviado por jaime.diniz em Seg, 04/11/2019 - 16:45
.
Foto: Divulgação Susipe.

 

A diretoria do Centro de Recuperação Regional de Paragominas (CRRPA) participou do lançamento do projeto Semeando o Amanhã, organizado pela igreja Adventista do Sétimo Dia e o Clube de Desbravadores, no último domingo (3), no aeroporto da cidade.

 

Depois que o CRRPA promoveu um curso de viveiro de mudas para a capacitação dos internos da unidade, com a finalidade de reflorestamento de áreas degradadas, a igreja Adventista e o Clube de Desbravadores se interessaram pela ação e, em parceria com a Defensoria Pública, Ministério Público e Prefeitura Municipal de Paragominas, arrecadaram mudas e sementes para o projeto. O objetivo é recuperar a mata ciliar das margens do rio Uraim e do Igarapé Paragominas, que corta o município e arboriza as vias urbanas da cidade e da Rodovia PA 125.

 

Segundo o diretor do CRRPA, Renan Augusto Barbosa, isso quebra a ideia de que não há trabalho de reinserção social dentro dos presídios. “O centro de recuperação tem buscado a ressocialização dos custodiados oferendo oportunidades de cursos para que eles possam ser reintegrados a sociedade de uma forma mais digna. O objetivo principal do CRRPA é ressocializar os custodiados, respeitando os direitos constitucionais, além de quebrar os paradigmas de que o presidio não oferece oportunidade de ressocialização”, afirmou.

 

Ao final da programação, o Clube de Desbravadores entregou algumas mudas de plantas para que os custodiados em regime semiaberto possam plantar junto com a sociedade, como explica Renan. “Nós recebemos as mudas e sementes.  Essas mudas serão plantadas quando tiverem uma idade maior e vamos convidar os representantes do governo e SEAP, a sociedade e os órgãos colaboradores, como ciclistas, desbravadores, corredores e alguns custodiados para participar do evento para fazer o plantio das mudas”, contou.

 

 

Por Fernanda Cavalcante, sob orientação de Vanessa Van Rooijen.