Estado promove qualificação profissional a internos com curso de argiloterapia

Enviado por fernanda.ferreira em Seg, 20/10/2025 - 10:56

 


Seap e IURD realizam capacitação que une bem-estar, autoestima e reinserção social

 

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Diretoria de Reinserção Social (DRS) e do Grupo de Educação Profissional (GEP), em parceria com a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), promoveu um curso de Argiloterapia na Unidade de Custódia e Reinserção (UCR) Marituba I, beneficiando 20 pessoas privadas de liberdade (PPLs).

 

A capacitação teve como foco o uso profissional da argiloterapia, técnica que aplica diferentes tipos de argila em tratamentos estéticos e terapêuticos. Ao longo das aulas, os participantes aprenderam a identificar as variações de argila, realizar o preparo adequado e aplicar os produtos, desenvolvendo competências que podem ser convertidas em oportunidade de renda após o retorno à liberdade.

 

A técnica de reinserção social Karin Monteiro, responsável pelo acompanhamento das atividades, destacou o potencial transformador da iniciativa.

 

“No curso eles aprenderam a diferença entre as argilas, prepara-las para uso, aplicar no rosto e cabelo, então entendo que foi extremamente importante para eles, pois oportuniza uma profissão e, consequentemente, uma fonte de renda”, destacou Karin.

 

Karin ressaltou ainda que ações como essa fortalecem a autoconfiança e o sentimento de valorização pessoal, fundamentos essenciais para o processo de ressocialização.

 

O Bispo Ênio Corrêa, responsável pelo projeto Universal nos Presídios (UNP) no Pará, enfatizou que o curso, realizado no início de outubro, teve como propósito despertar talentos e incentivar novos caminhos.

 

“O curso realizado tem por finalidade colaborar grandiosamente com a Seap na ressocialização dessas pessoas. O objetivo é despertar dentro delas o talento que têm, mostrar que possuem valor e podem se tornar profissionais independentes, conquistando uma vida financeira e uma renda de forma honesta e correta”, pontuou.

 

Segundo ele, o projeto atua na dimensão moral, emocional e social, mas também busca criar oportunidades reais de mudança, permitindo que cada interno reconstrua sua trajetória com dignidade e propósito.

 

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

 

Um dos participantes, Diego Calixto, compartilhou a experiência positiva de aprendizado e autoconhecimento.

 

“O curso para mim foi prazeroso e muito relaxante, também me ajudou com minha autoestima, pois quando vi o resultado na minha pele me deixou muito feliz. Aprendi a cuidar do meu rosto e das outras pessoas, e acredito que estou pronto para aplicar a técnica em quem futuramente posso atender”, relatou.

 

 

Texto: Fernanda Ferreira / Estagiária NCS SEAP Pará