Grupo de Ações Penitenciárias da Seap conclui 13º Curso Gama, e contribuiu para formação de cabos do Exército

Enviado por cassio.souza em Seg, 15/09/2025 - 17:47

 

Com duração de cinco dias, o Curso de Gerenciamento de Armaria e Manutenção de Armamento contou com a participação de três forças de segurança

 

Foto: 13º Curso Gama
Foto: 13º Curso Gama

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) concluiu a formação de mais uma turma do curso de Gerenciamento de Armaria e Manutenção de Armamento (Gama). Realizada na Base do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, a capacitação contemplou 25 alunos da Polícia Penal, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. O instrutor André Lopes conduziu as atividades.

 

“Esse curso fortalece as competências e amplia a capacidade técnica dos servidores das instituições envolvidas”, destacou a policial penal Eslaine Almeida, comandante do GAP. “Foi o 13º Curso Gama que já realizamos. Continuaremos investindo em capacitações dessa natureza, a fim de preparar cada vez mais os agentes de segurança do nosso Estado”, garantiu Eslaine Almeida.

 

Operador do GAP e, atualmente, único instrutor da capacitação, André Lopes ressalta que o Curso Gama é de suma importância, tanto para a instituição quanto para os profissionais que atuam na área de segurança. “Ele vai muito além da parte técnica de manutenção, abrangendo também gestão, controle e normatização”, explica. 

 

0

 

Profissional que idealizou o curso, André Lopes elenca os principais pontos de relevância. “Segurança e conformidade legal, pois garantem que a instituição mantenha seu acervo de armas regularizado perante a Polícia Federal e demais órgãos de fiscalização”, destaca. Para o operador, o curso confere redução de riscos: “Um armamento bem mantido e corretamente armazenado reduz a chance de acidentes, falhas em operação e desvios”.

 

Além disso, André Lopes aponta que a capacitação colabora para uma gestão mais eficiente da instituição, ao passo que “padroniza procedimentos de entrada, saída, controle, inventário e baixa de armamento, evitando perdas e responsabilidades administrativas”. 

 

O profissional salienta que é crucial para a manutenção preventiva e corretiva. “O curso capacita profissionais a identificar problemas, realizar reparos básicos e saber quando encaminhar o armamento para manutenção especializada”, detalha. Por último, proporciona o aumento da vida útil do armamento. “Cuidados técnicos adequados evitam desgastes prematuros, economizando recursos”, complementa Lopes.

 

Exército Brasileiro

 

0
Foto: Curso de Formação de Cabos Infantes Policial

 

Os integrantes do Grupo de Ações Penitenciárias da Seap também atuaram como instrutores (Marques, W. Sousa e J. Nascimento) do Curso de Formação de Cabos Infantes Policial promovido pela 15ª Companhia de Polícia do Exército, entre os dias 9 e 10 de setembro. Ao todo, nove alunos foram instruídos em dois temas: Manuseio e Emprego da Calibre 12; e Noções de Intervenção. 

 

“Aos poucos, o GAP vem se consolidando como referência não apenas dentro da polícia penal, mas também junto às demais forças de segurança. Esse reconhecimento é fruto do esforço coletivo, da disciplina e da dedicação de cada um dos integrantes, que elevam o nome do grupamento a cada missão”, avaliou a comandante Eslaine Almeida. 

 

Texto: Ascom SEAP (SEAP)