Cooperadas da Coostafe foram contempladas com palestras educativas

Enviado por rivanildo.lima em Ter, 13/05/2025 - 10:29

Equipe de custodiadas recebeu instruções estratégicas acerca da importância da comunicação para o ambiente de trabalho

 

0
Foto: Divulgação

 

No final do mês de abril, a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), por meio da Diretoria de Trabalho e Produção (DTP), realizou a palestra denominada "A importância da comunicação para a segurança do trabalho", na Unidade de Custódia e Reinserção Feminina de Ananindeua (UCRF - Ananindeua). O objetivo é levar conhecimento, promover uma cultura de prevenção e desenvolver a segurança nos ambientes de trabalho, buscando efetivar ações de melhoria contínua dos processos, princípios inegociáveis para a Secretaria.

 

A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) recebeu a técnica de Segurança no Trabalho, Elma Carvalho, para compartilhar sua experiência e mostrar como a comunicação adequada é essencial.  “A comunicação vai além de transmitir uma mensagem. Ela envolve troca de informações, a conscientização do trabalho seguro, adoção de procedimentos e a prevenção de acidentes. Fazer as PPL’S criarem o hábito da comunicação é fazê-las pertencer a uma cultura de prevenção”, acredita a profissional.

 

Bem mais que o conhecimento teórico, a programação contou com um momento de prática, cuja finalidade era exemplificar como as informações podem se transformar, caso não sejam repassadas corretamente. “A dinâmica realizada chamada ‘telefone sem fio’ foi para demonstrar como a mensagem pode ser recebida se não for clara e objetiva, podendo, no meio do seu percurso sofrer ‘ruídos’ e chegar de maneira distorcida para o receptor final”, explicou Elma Carvalho.

 

0
Foto: Divulgação

 

A profissional também repassa algumas dicas de como obter uma comunicação fluida durante o trabalho e destaca três eixos essenciais.  "A clareza, a objetividade e a assertividade são fundamentais para uma boa comunicação. Não somente para a segurança do trabalho, mas para todos os segmentos no trabalho das internas. A comunicação precisa fazer parte da rotina de trabalho, e a segurança do trabalho se faz com conscientização. Seja ela através da comunicação oral ou escrita", salienta.

 

Ao reconhecer a essencialidade do tema em questão, Cassiane da Silva Ferreira, custodiada na UCRF e cooperadora da Coostafe, diz que a palestra representa como um incentivo em manter um bom ambiente durante o convívio de trabalho. "Para nós, é muito importante o incentivo de acompanhar estas palestras realizadas por vocês. Por que se não houver o incentivo na comunicação ou em ensinar como se comunicar no trabalho, o que seria do trabalho?”, indagou. “É uma forma de buscar uma qualidade no que fazemos. Inclusive, a palestra trouxe um incentivo de cuidar da saúde e de desenvolver o cuidado no trabalho”, completou a interna.

 

0
Foto: Divulgação

 

Cassiane da Silva Ferreira também frisou que as palestras ajudam não só durante a execução de seus serviços, mas no dia a dia. “Para mim, é muito bom, porque são coisas que não sabia, e passei a adquirir: a importância do cuidar da comunicação, o valor do ‘bom dia’, de um abraço. São ações que mudam o dia de quem está aqui, e que fazem uma grande diferença”, reconheceu a interna.

 

Texto: Fernanda Ferreira / Estagiária NCS Seap Pará