II Feira da Mulher Empreendedora homenageia mães e estimula atividades que incrementam a renda familiar

Enviado por beatriz.goncalves em Ter, 06/05/2025 - 14:30

Evento que visa valorizar o talento de mulheres empreendedoras reuniu mais de 30 expositoras, ultrapassando a marca de 180 visitantes

 

Foto: Fernanda Ferreira / NSC SEAP
Foto: Fernanda Ferreira / NSC SEAP

 

Dia 29 de abril, a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) promoveu, por meio da Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS), a “II Feira da Mulher Empreendedora”, em homenagem ao “Dia das Mães”. Entre 9h e 14h, diversas mulheres servidoras comercializaram seus produtos e serviços, na sede da instituição, em espaços que abrigaram estandes, roupas, comidas, bijuterias, itens de papelaria, entre outros.

 

A coordenadora da CAVS, Thais Santalices, afirma que “o intuito da secretaria é valorizar e promover benefícios significativos tanto para as expositoras quanto para o público interno. A feira estimula o fortalecimento da economia e valoriza o talento das servidoras que são empreendedoras, além de contribuir para o bem-estar dos trabalhadores ao proporcionar um ambiente acolhedor, descontraído, onde é possível socializar e estreitar os laços entre os servidores”, ressalta Thais. 

 

Foto: Fernanda Ferreira / NSC SEAP
Foto: Fernanda Ferreira / NSC SEAP

 

Nesta edição, o evento trouxe um significado ainda mais especial, pois é alusivo ao “Mês das Mães”. Para Creuza Oliveira, assistente social no CAVS e empreendedora, é desafiador equilibrar a maternidade de uma servidora com a veia empreendedora. “Ser mãe e servidora é um grande desafio. A gente consegue conciliar o trabalho e a maternidade. São demandas diferentes e que exigem a nossa melhor versão. Por isso, é sempre bom manter o sorriso no rosto", defende a servidora.

 

A iniciativa é uma chance para potencializar negócios de mulheres que buscam trocar experiências e conquistar mais espaço no mercado de trabalho. Ao comercializar maquiagem, a servidora Bruna Bentes destaca a capacidade feminina de administrar diversas funções em ambientes diversos. “Eu entendo que a mulher, por natureza, ela é multifacetada. Então, a gente consegue fazer de tudo um pouco. Esse momento na feira nos faz bem. Não só no serviço administrativo, mas também para falar assim: nossa, que grande vendedora eu posso ser também!", reflete a empreendedora.

 

Propor atividades dessa natureza e assegurar suporte na condução dos negócios é crucial para incentivar o progresso pessoal e profissional das servidoras. Mônica Batista, assistente administrativa na Diretoria de Trabalho e Produção (DTP), observa o crescimento do protagonismo feminino. “De alguns anos para cá, o papel da mulher cresceu. E a importância dela como chefe de família traz para o empreendedorismo. Ela desenvolve, treina e acaba mostrando o seu trabalho em potencial aqui”, explica.

 

Na avaliação de Mônica Batista, as atividades demonstram que a mulher empreendedora, principalmente dentro de um órgão público, pode alavancar. “Além de ser chefe de família, além de ter um trabalho formalizado, ela também desponta para a realidade de ser uma grande empreendedora", finaliza.

 

Foto: Fernanda Ferreira / NSC SEAP
Foto: Fernanda Ferreira / NSC SEAP

 

Texto: Fernanda Ferreira / Estagiária NCS Seap Pará