DGP promove evento alusivo ao Setembro Amarelo para servidores

Enviado por jaime.diniz em Sex, 20/09/2019 - 07:04

.

 

Para serem conscientizados, agregar conhecimento e prevenir contra o suicídio, 65 servidores da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) participaram de evento em alusão ao “Setembro Amarelo”, na manhã desta sexta-feira (20). A ação foi realizada pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), por meio da Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS).

 

 

O mês de setembro é voltado para a prevenção ao suicídio. Por isso, a realização do evento foi extremamente importante para os servidores. “Nós buscamos em todas as palestras trazer o melhor e o mais atual conhecimento para os nossos servidores, promovendo a qualidade de vida e o bem estar. “Nós buscamos trazer o conhecimento para os servidores da Susipe para que possam buscar as soluções necessárias para o seu dia-a-dia para preservar a sua saúde. Nesta gestão, a Susipe sempre tem oferecido conhecimento e atendimento aos servidores”, afirmou o diretor de Gestão de Pessoas da Susipe, Antônio Paracampo.

 

 

Elissandra Melo é psicóloga do Núcleo Gestor de Monitoramento Eletrônico (NGME) e participou da palestra. “O evento foi maravilhoso, os profissionais que vieram são muito capacitados. É muito bom o estado proporcionar para a gente esse tipo de conhecimento porque por mais que a gente seja da área da saúde, nós também corremos o risco de adoecer e quanto mais conhecimento a gente tiver melhor. Por exemplo, hoje eu fiquei sabendo de alguns detalhes que eu não sabia sobre o tema. O evento veio somar muito com o meu trabalho”, contou a servidora.

 

 

O psiquiatra Raphael Luna explica que os transtornos mentais podem acometer qualquer pessoa. "O transtorno mental não escolhe raça, classe, gênero, além de ter uma grande carga genética para seu aparecimento. Porém, a adoção de algumas medidas comportamentais podem diminuir a chance de se ter ou facilitar o tratamento de quem já está com um transtorno instalado, como: praticar exercícios físicos regulares, prática de atividades lúdicas prazerosas, manter uma rede e vínculos social de amizade, saber seus limites quanto ao lidar com situações estressantes", orienta.

 

 

Segundo a coordenadora de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS), Thais Santalices, gerar discussão sobre o tema é algo atual e necessário. “Essas temáticas estão muito em evidência, a campanha do setembro amarelo tem crescido muito no mundo todo e, eu acredito que pela Susipe tratar da segurança pública, e de ser uma secretaria diferenciada, essas temáticas são importantes para o servidor. Eu acredito que esse evento foi de grande valia para todos nós”, explicou.

 

 

“A palestra abordou de uma forma muito correta e responsável a importância da prevenção e os sinais que devemos observar no dia-a-dia, os fatores de risco e principalmente a utilização da medicação. Todos precisam ter conhecimento sobre esse tema para quebrar o preconceito e o tabu. Valeu a pena”, contou Ieza Souza, psicóloga do Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC). 

 

 

A palestra abordou os transtornos mentais, depressão, ansiedade, dependência química e a relação com o suicídio. Para o psicólogo Reno Mendes, um dos palestrantes, falar sobre suicídio abre a possibilidade de refletir sobre si e ajudar os outros. “A importância de falar sobre o suicídio é justamente abrir a possibilidade de que as pessoas possam esclarecer, tirar dúvidas, falar das suas experiências e seus paradigmas e até mesmo seus preconceitos e atitudes, e perceberem que através dessa fala começam os questionamentos sobre o que é essa temática. Além disso, a discussão favorece uma reflexão sobre si, sobre o seu estado mental, emocional e faz com que cada vez mais as pessoas se atentem às pessoas que estão aqui trabalhando e podem estar sofrendo. Isso é importante para, se ocorrer, de alguma forma providenciar suporte e encaminhamento”, disse. 

 

 

Por Fernanda Cavalcante, sob orientação de Vanessa Van Rooijen.