Secretário

Versão para impressãoEnviar por e-mailVersão em PDF

 

O Delegado de Polícia Civil Samuelson Igaki, com 46 anos, é o 18º a assumir o Sistema Penitenciário do Estado do Pará (antigamente SUSIPE e hoje SEAP). Foi nomeado no dia 01 de abril de 2022 e sucede na pasta o advogado Jarbas Vasconcelos.
 
Samuelson Igaki é paulistano. Dedicou grande parte de sua carreira combatendo o crime organizado, na Polícia Civil, Ministério Público e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Pará, tendo sido diretor da Assessoria de Segurança Institucional – ASI/SEAP (2020-2022);diretor de Informática, Manutenção e Estatística – DIME/PCPA (2020); diretor do Núcleo de Inteligência Policial – NIP/PCPA (2019); assessor do Procurador-Geral de Justiça, lotado no Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado – GAECO/MPPA e Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional – GSI/MPPA (2015-2018); titular da Unidade Integrada Pró Paz Terra Firme – UIPPTF/PCPA (2015); titular da Delegacia de Repressão a Fraudes Bancárias – DPRCT/PCPA (2014); titular da Delegacia de Repressão a Roubo e Furto de Cargas – DRFC/DRCO/PCPA (2013); titular da Delegacia de Polícia Fluvial – DPFLU/DRCO/PCPA (2012); titular da Delegacia de Repressão a Roubo a Bancos e Antisequestro – DRRBA/DRCO/PCPA (2011); delegado do Grupo de Combate ao Crime Organizado – GCCO/PCPA (2010); delegado municipal de Castanhal (2009); titular da Delegacia de Polícia Civil do município de Curuçá (2008); titular da Delegacia de Polícia Civil do município de Tomé-Açu (2008). 
 
Ainda foi docente de graduação e pós-graduação; instrutor e palestrante do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Secretaria Nacional de Segurança Pública e Academia de Polícia do Estado do Pará. Realiza também palestras em comunidades, escolas e universidades, acerca de temas relacionados ao Direito, Segurança Pública e Tecnologia da Informação.
 
O novo titular da SEAP é formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal, pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus – CEDJ; em Políticas e Gestão em Segurança Pública, pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz – FACIBRA; em Direito Administrativo, pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz – FACIBRA; e mestrando em Segurança Pública, pela Universidade Federal do Pará – UFPA.